Sunday, March 18, 2007

Ano 2007(ano do golfinho)




Para contribuir para a preservação dos golfinhos, o Programa das Nações Unidas para o Ambiente/Convenção sobre Espécies Migratórias juntamente com o ACCOBAMS - “Agreement on the Conservation of Cetaceans of the Black Sea, Mediterranean Sea and contiguous Atlantic Area” e o ASCOBANS - "Agreement on the Conservation of Small Cetaceans of the Baltic and North Seas" (ambos acordos especializados na conservação de golfinhos) decidiram lançar o Ano Internacional do Golfinho 2007. A Campanha envolve Governos, ONGA e o sector privado dando ênfase à necessidade de proteger os golfinhos. Como parceiros conta-se ainda a "Whale and Dolphin Conservation Society" e o grupo turístico TUI, sendo patrono o príncipe Alberto do Mónaco.
Lançada a 17 de Setembro de 2006, numa praia do Mónaco na Reserva Natural de Larvotto, esta Campanha pretende aumentar a consciencialização do público acerca das espécies de golfinhos existentes e a necessidade de serem protegidas. Visa ainda educar e informar os decisores políticos e envolver as comunidades locais na sua defesa.
O Ano do Golfinho fará parte da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, contribuindo também para se alcançarem os objectivos do Milénio em termos de diminuição da perda de biodiversidade.
Entre as várias ameaças à sobrevivência dos golfinhos contam-se a poluição da água (ex. produtos químicos, sacos de plástico), a poluição sonora (que perturba o seu sistema de orientação), as redes de pesca (nas quais ficam presos), a caça ou captura para cativeiro ou realização de espectáculos e a sobrepesca que tem conduzido à diminuição das presas de que os golfinhos se alimentam.

Poluição Maritíma



A poluição a que eu me refiro é a causada por hidrocarbonetos e produtos perigosos. Podem provir de Acidentes marítimos tais como encalhes, afundamentos e abalroamentos de petroleiros e de outros navios que transportem cargas de hidrocarbonetos (crude, derivados de petróleo, nafta), combustível próprio ou mercadorias perigosas ou poluentes. Podem ser resultado de Despejos deliberados: hidrocarbonetos oriundos da lavagem de tanques dos petroleiros; despejos de lastro, lavagens dos tanques de combustível, resíduos de combustível, águas das cavernas poluídas por hidrocarbonetos por qualquer tipo de navio ou então fruto de Operações de imersão de resíduos produzidos em terra.
As conhecidas "marés negras" resultantes de grandes derrames provenientes de acidentes são a face mais mediática, e as suas consequências são conhecidas de todos: as imagens de aves cobertas de crude são tristes ex-libris do século XX, bem como os nomes de navios associados a esses desastres: Torrey Canyon (Reino Unido, 1967), Amoco Cadiz (França, 1978) ou Exxon Valdez (Alaska,1989).
Os impactes sobre as comunidades marinhas são variados. Vão desde a mortalidade de indivíduos por sofucamento físico, aos efeitos da contaminação química que incluem toxicidade, carcinogénicidade, interferência em processos biológicos e bioacumulação (percorrendo toda a cadeia trófica, podendo atingir o homem). Afectam plâncton, moluscos, crustáceos, aves, mamíferos. Podem causar o desaparecimento de populações mais sensíveis e provocar mudanças nas comunidades marinhas com alteração das funções e estruturas das comunidades biológicas.

Astronautas


Homens do Espaço em Ficção - a viagem de Júlio Verne à Lua, ou os heróis de banda desenhada Flash Gordon e Buck Rogers - eram personagens familiares em meados do séc. XX, mas ninguém podia descrever num modo correcto um verdadeiro astronauta. Não havia astronautas.
Então em 1959 a Administração Nacional de Aeronáutica e do Espaço (National Aeronautics and Space Administration - NASA) pediu aos serviços militares dos Estados Unidos para fazer uma lista dos seus membros que correspondessem a qualificações específicas. Estava em curso uma pesquisa de pilotos para um novo e excitante programa de vôo espacial tripulado.
Na procura dos seus primeiros pilotos espaciais, a NASA acentuava a necessidade de experiência de vôo em aviões de jacto e formação em engenharia, e exigia condições de estatura física de acordo com o pequeno espaço disponível na cabina da cápsula Mercúrio que estava em construção. Basicamente, os requisitos de 1959 eram: Menos de 40 anos de idade; menos de 5 pés e 11 polegadas (1,80 m) de altura; condição física excelente; grau de bacharelato ou equivalente em engenharia; piloto de jacto qualificado; graduado na escola de piloto de teste, e pelo menos 1500 horas de vôo.
Qualificaram-se mais de 500 homens. Foram examinados registos militares e médicos; foram feitos testes psicológicos e técnicos; foram efectuadas entrevistas pessoais por especialistas psicológicos e médicos. No final da primeira selecção, muitos candidatos foram eliminados e outros decidiram que não queriam continuar a ser considerados.
Seguiram-se outros exames físicos e psicológicos ainda mais rigorosos, e em Abril de 1959 a NASA anunciou a sua selecção de sete homens como sendo os primeiros astronautas americanos. Eram o Tenente da Armada M. Scott Carpenter; Capitães da Força Aérea L. Gordon Cooper, Jr., Virgil I. "Gus" Grissom e Donald K. "Deke" Slayton; Tenente Coronel da Marinha John H. Glenn, Jr. e Tenentes Comandantes da Armada Walter M. Schirra, Jr. e Alan B. Shepard, Jr.

Eclipse em 1999


É a ocultação de um astro quando este é atingindo pela sombra de outro,ou quando,pela posição,um encobre o outro.Quando isso ocorre com um astro qualquer,chama-se ocultação.Quando ocorre com o Sol ou com a Lua,denomina-se eclipse. Eclipses da Lua:Há dois tipos,o parcial e o total.É quando a Lua fica encoberta totalmente ou parcialmente pelo cone de sombra projetado pela Terra.Ocorre quando os três astros em oposição. Eclipses do Sol:ocorre quando a Terra ,a Lua e o Sol estão em comunicação.A passagem da Lua em frente ao disco Solar faz com que uma parte da Terra seja atingida pelo Vértice do cone de sombras da Lua.Nessa parte ocorre um eclipse total do Sol.Nas vizinhanças,atingidas somente pela penumbra,teremos um eclipse parcial,isto é,o disco Solar não fica totalmente encoberto.Quando o cone de sombra não chega a atingir a Terra,pode ser observado um eclipse anular. Neste caso tem-se a impressão de que o disco lunar de menor diâmetro não consegue encobrir o disco Solar,deixando uma auréola Solar exposta na sua periferia.

Massa biscuit



Misture bem a cola, o suco de limão, o óleo e o amido de milho. No microondas, cozinhe a massa por três minutos na potência máxima interrompendo a cada minuto para mexer com uma colher de pau. No fogão, cozinhe a mistura em panela anti-aderente, em fogo brando, mexendo sempre.
A massa está pronta quando se solta do fundo e das laterais da panela. Espalhe o creme para as mãos em uma superfície de pedra e despeje a massa cozida, ainda quente. Sove-a até ficar com a consistência ideal para modelar. Assim que a massa esfriar, embale-a com papel filme ou plástico para que não resseque.
Num recipiente bem fechado, ela dura de 30 a 45 dias.
Quando a massa estiver fria ou mesmo depois de guardada, você pode tingi-la. Use tinta óleo ou corante universal.


Jabuti


Jabuti: aparência divertida e temperamento pacato
Ele é um bicho pré-histórico, quieto, porém muito dócil que se adapta à vida moderna. Rústicos e resistentes, os jabutis somam mais de 40 espécies em todo o mundo. Sua vida é levada com vagar. Adora ser afagado e todas as suas tarefas são demoradas. Cortar um grande pedaço de comida, cavar um bom buraco para enfiar a cabeça pode levar um bom tempo. Quando sente a aproximação de um predador ou pressente algum perigo, põe as patas, cabeça e cauda dentro do casco, permanecendo inerte como se estivesse morto. Provavelmente, é o mais lento animal entre os vertebrados.No Brasil duas espécies são originárias das florestas úmidas. Uma delas é a Geochelone carbonaria, conhecida como Jabutipiranga e a outra é a Geochelone denticulata também chamada de Jabutitinga. Qual é a diferença entre tartaruga, jabuti e cágado?

Garfield

Quem não conhece o gato cor de laranja que adora lasanha e odeia segunda-feira? Isso mesmo, você acertou. Estamos falando do mais querido e resmungão gato do planeta, o Garfield. Espertalhão, dorminhoco, amante de lasanha, viciado em café, “segundofóbico” e muito, muito querido, o Garfield é o astro de histórias engraçadas que fazem sucesso no mundo inteiro.Com uma imensa legião de seguidores, suas tiras circulam em mais de 2.500 jornais de vários países e fazem sucesso por suas aventuras se enquadrarem em qualquer sociedade. Essa é, com certeza, a fórmula de tanto cartaz. Além, é claro, de seu jeito especial que conquista todos. Esse simpático e mal humorado gato quase sempre está acompanhado por Odie, seu fiel assistente, por Jon, seu dono, por sua colega Arlene e por Nermal.Afora esses, o famoso gato laranja tem outro grupo de "amigos": são os personagens que vivem em um lugar chamado U.S. Acress. Junto de Garfield, esses animados bichinhos da fazenda, com freqüência, passam uma mensagem importante, principalmente para crianças, de como ser um bom amigo ou um bom vizinho.

Cão (harrier)

O Harrier é um cão farejador conhecido como caçador de lebres. Convive muito bem com crianças e outros animais, pois é cheio de energia, bom companheiro e de natureza gentil.Independentes e corajosos, trabalham bem em qualquer tipo de terreno, característica fundamental para caça. A pelagem é densa, dura e brilhante. Todas as colorações são aceitas.O tamanho varia de 45 a 53 cm e sua estrutura e ossatura é forte resistente.São mais longos do que altos e muito expressivos. As orelhas são pendentes e a cauda relativamente longa, apontando sempre para cima.

Cão (chiuhahua)

Considerado o menor cão do mundo é extremamente inteligente, afetuoso e possessivo. Apesar de seu tamanho e de ser apreciado como um cão de colo, o Chihuahua, é um excelente cão de alerta em miniatura. Perfeito para apartamentos, essa raça se adapta a espaços pequenos e não precisa de muitos exercícios. Em geral, exige poucos custos de manutenção.
Existem duas variedades de Chihuahua, a de pêlo curto e a de pêlo longo. Nenhuma delas requer cuidados especiais com a pelagem: uma rápida escovação diária é suficiente para manter os pêlos brilhantes e macios.

Cão (Beagle)

Esperto e brincalhão essas são as características que chamaram a atenção do cartunista Charles Schulz, em 1950, para criar o Snoopy, um dos personagens mais famosos da história em quadrinhos. Totalmente irreverente, este pequeno cão de caça busca incessantemente dominar seu dono. Apesar de todas as travessuras que faz, o Beagle tem um temperamento cativante. Com certeza, esse é o pet ideal para a companhia de toda família.
De fácil domínio, ele necessita apenas dos comandos básicos para ser um cão obediente. A educação de um Beagle começa no momento em que ele chega ao novo lar. O ideal é dominá-lo logo na primeira semana. É importante que ele tenha seu próprio espaço para as refeições e onde possa encontrar seus brinquedos. O Beagle só deve ter acesso ao resto da casa depois de condicionado e adaptado a seu ambiente.



Camaleão

O Camaleão é um réptil conhecido por mudar a sua cor para se adaptar a um ambiente ou a uma situação. Esta estratégia o ajuda a se proteger de potenciais predadores e passar desapercebido por eles. Além desta característica, possui a capacidade de movimentar os dois olhos independentemente e também de enrolar a cauda para se agarrar.Por isso, sobe com facilidade em árvores e corre rápido no chão. É um bom mergulhador e também nada bem, podendo ficar submerso por longo tempo. Caso se sinta acuado, foge ou defende-se com dentadas e chicoteando com a cauda.De hábitos diurnos, costuma ao amanhecer colocar-se ao sol para caçar todo o tipo de insetos, como gafanhotos e outros artrópodes.O Camaleão é se alimenta de grandes quantidades de folhas verdes, e de frutos. Ingere também insetos.Habita do México ao Brasil Central. Aqui, vive na Floresta Amazônica, nas matas de galeria dos cerrados e nas caatingas.No período reprodutivo, os machos descem dos arbustos para encontrar uma companheira. É uma espécie ovípara, e as posturas variam entre 30 e 40 ovos, que são depositados no solo.A incubação é longa, dura de 8 a 9 meses. Ele atinge a maturidade sexual em um ano e pode viver de 4 a 5 anos. Chega a medir um metro de comprimento.É um lagarto imponente, com uma bela crista que vai da nuca até a cauda e aparece também no papo. Os machos, normalmente, são mais coloridos e com ornamentações mais proeminentes na cabeça.

Dionaea

Há somente uma espécie nesse gênero, a Dionaea muscipula, nativa de pântanos da planície costeira dos estados North Carolina e South Carolina, EUA. Embora sua extensão na natureza seja bem pequena, é a planta carnívora mais famosa e mais comum em cultivo dentre todas. Isso é devido, provavelmente, ao seu aspecto bem "carnívoro" de suas armadilhas.
A planta cresce em forma de roseta. Cada folha da roseta é constituída de um curto pecíolo, e, no extremo, a armadilha: dois lóbulos conectados pela veia central, providos de numerosas projeções nas bordas, como se fossem dentes. Em cada lóbulo há ao menos três pontiagudos "gatilhos".


Folha
As presas são atraídas pelo odor do néctar secretado por minúsculas e numerosas glândulas, presentes em maior quantidade na superfície interna da armadilha. Quando sugando o néctar, é difícil não tocar nos "gatilhos".
Para que a armadilha seja acionada, um mesmo "gatilho" deve ser estimulado duas vezes num curto período, ou dois diferentes acionados uma vez cada, também num curto período de tempo. Então os lóbulos se fecham sobre a presa em questão de décimos de segundo (se a planta não estiver muito saudável, este tempo poderá ser bem grande, impossibilitando a captura). Do modo como se fecham, os cílios se entrecruzam, formando uma espécie de jaula, da qual a presa não consegue escapar.
Se nada foi capturado, terá início o processo de reabertura (leva uns dois dias, aproximadamente) que, muitas vezes, dispende grande quantidade de energia. A obrigatoriedade de dois estímulos ajuda a evitar que as armadilhas se fechem à toa. Tal poderia acontecer, por exemplo, numa chuva: as gotas de água caem sobre os "gatilhos", estimulando-os.
Mas se algo foi capturado, a presa tenta forçar a saída: ela se mexe mais e mais, estimulando ainda mais os gatilhos. Por isso, os lóbulos são fortemente pressionados um contra o outro, em toda sua extensão (antes, apenas as bordas se encostavam). Neste processo, a presa eventualmente morre esmagada. Daí, é criado um ambiente hermeticamente fechado; as enzimas digestivas são lançadas sobre a presa e dá-se início ao processo digestivo.Se quiser ter uma dioneia pode ir ao AKI (ao lado da Staples).